Chongqing: Explorando a Arquitetura Única e a Vibração Cyberpunk

Chongqing é um grande município localizado na confluência entre os rios Yangtzé e Jialing, na região sudoeste da China. No centro da cidade, o complexo abobadado do Grande Salão do Povo se destaca sobre a Praça do Povo. Do outro lado da praça, o Museu das Três Gargantas apresenta artefatos da construção da Barragem das Três Gargantas, além de arte antiga.

Considerada uma megalópoles das mais populosas de todo o mundo desde 2006, quando foi apontada pelo jornal britânico The Guardian como um centro urbano com mais habitantes que todo o território do Peru ou do Iraque, Chongqing e seus arquitetos tiveram que encontrar soluções criativas para a circulação de seus atuais mais de 31 milhões de moradores. O município de Chongqing é o único município chinês com uma população residente de mais de 30 milhões; no entanto, esse número inclui sua grande população rural.

Arquitetura diferente

Para integrar a cidade arquitetonicamente “Frankenstein”, os chineses optaram por pontes que interligam edifícios que estão situados não só em níveis diferentes no seu solo, mas que têm projetos distintos. Enquanto alguns prédios têm seus primeiros andares ainda no subterrâneo, outros se estendem apenas acima do chão e rumo às alturas.

A topografia irregular é também um fator que pesa nesta “confusão de andares”, já que há regiões de planície em Chongqing, na bacia do rio Yangtze, e outras cortadas por montanhas. Ou seja, literalmente, alguém pode estar aqui em baixo e outro lá em cima.

A arquitetura única de Chongqing acabou se tornando nos últimos anos um atrativo turístico e parte fundamental da identidade da cidade. Conhecida como a cidade mais “cyber punk” do mundo, Chongqing impressiona não apenas pelas suas pontes e elevados, mas também pelos seus arranha-céus futuristas adornados com neons coloridos, em perfeita sintonia com a estética do movimento cultural cyberpunk. Além disso, os reflexos da luz nos rios que cortam a cidade e a urbanização vertical contribuem para criar uma atmosfera singular, envolvendo os visitantes em uma experiência visual e sensorial verdadeiramente única.

Chongqing e sua cultura

Chongqing, na China, é conhecida pela sua cultura culinária, que inclui pratos picantes e sobremesas geladas. A cidade também é conhecida pela sua tradição do hotpot, um ensopado típico onde os comensais selecionam e cozinham os ingredientes no próprio caldeirão. 

Chongqing também tem uma rica cultura artística, com um grande número de instalações culturais, incluindo o Grande Teatro de Chongqing, que tem capacidade para 3.000 pessoas e acolhe espetáculos de ópera, drama, concertos e intercâmbios artísticos e culturais. A cidade também tem um complexo turístico chamado Meixi Wine Town, que inclui um pequeno vilarejo construído sobre uma ponte de cerca de 400 metros de comprimento, com casas coloridas de inspiração oriental e ocidental e um mini Cristo Redentor.

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑