Aprenda Como Prevenir a Demência: 6 Dicas para Manter seu Cérebro Ativo e Saudável

Você já parou para pensar, o que é que nos seres humanos temos mais  medo de quando envelhecemos?

A demência é uma doença que acomete mais de 50 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a demência é um dos maiores desafios de saúde pública da atual geração.

As mudanças na função cognitiva que ocorrem à medida que envelhecemos são diferentes para cada pessoa e, mesmo para a mesma pessoa, a taxa de declínio em cada área da função cognitiva é diferente.

Nosso cérebro é como argila e somos nós que o moldamos. Isso significa que quanto mais usamos nosso cérebro, mais ativas suas funções se tornam.

Vou listar agora 6 maneiras de prevenir a demência:

1 – Aprenda uma nova língua

Quando você aprende algo novo, sua rede neural se tornara mais forte, por isso aprender um novo idioma é o melhor aprendizado para melhorar seu cérebro. De acordo com um estudo publicado no American Journal of Neurology em 2013, pessoas bilíngues apresentavam menor risco de desenvolver demência em comparação com pessoas que falavam apenas um idioma. Mesmo que tenha ocorrido, diz-se que apareceu com quatro a cinco anos de atraso.

2 – Use as mãos e escreva todos os dias

Os movimentos das mãos são os mais complexos e exigem muitas habilidades motoras, quanto mais você usa as mãos, mais ativo seu cérebro se torna. Também é recomendado ler um jornal todos os dias, e escrever 1.000 palavras sobre o que aprendeu de acordo com as regras dos 6 pontos, incluindo quem, o que, e como. Experimente comer apenas com pauzinhos. Aprenda um instrumento musical prático. Se você é destro, fazer o que a mão direita fazia com a esquerda também é uma ótima maneira de ativar a função cerebral.

3 – Va a restaurantes, saia com amigos

Você deve socializar com várias pessoas pelo menos duas vezes por semana. Comer sozinho e beber sozinho é o pior. Você deve comer enquanto conversa com o maior número de pessoas possível. Aproveite seus olhos, nariz e boca no processo. Vá a restaurantes, socialize e vá a galerias de arte e shows com outras pessoas. Quando seus olhos, nariz e boca estão felizes, seu cérebro também fica feliz.

4 – Faça 15 minutos de exercícios por dia

O exercício aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, se você tem menos de 75 anos de idade, recomenda-se 15 minutos de exercícios de intensidade moderada, como caminhada ou badminton, todos os dias. Em qualquer idade você não pode deixar de fazer exercícios, nem se for uma caminhada pelo seu bairro.

5 – Durma 7 horas por dia

O sono da beleza rejuvenesce, mas também ajuda seu cérebro a fazer uma limpeza. Foi comprovado que substâncias neurotóxicas do cérebro drenam para o líquido cefalorraquidiano durante o sono. Quando você não dorme bem, não tem tempo suficiente para limpar os resíduos que se acumulam em seu cérebro. Tenha isso em mente! É importante dormir 7 horas por dia.

6 – Alimentação: não deixe sua vida salgada

Para referência, pessoas que comem alimentos salgados têm maior incidência de demência. Recomenda-se um punhado de nozes, como amêndoas e nozes, um punhado de vegetais e uma colher de sopa de óleo de perilla todos os dias. Recomenda-se reduzir a ingestão de carne vermelha para menos de duas vezes por semana e, em vez disso, comer aves e peixes com frequência. A vida só se torna saborosa quando você a come com moderação.

Mais uma dica importante beba agua, pois ela é vida e ajuda a prevenir muitas outras doença, sem contar que ajuda na hidratação do corpo.

Jornalista:

Ana Paula Ubialli

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑