
O K-pop e o K-drama são fenômenos culturais da Coreia do Sul que se espalharam pelo mundo, e que são parte da Hallyu, a “Onda Coreana”:
K-pop
O K-pop é um estilo musical que se originou de gêneros folclóricos da Coreia do Sul, como o Pansori. O K-pop se tornou popular no final dos anos 1990 no Leste da Ásia, e entrou no mercado japonês no início do século XXI. Os grupos de K-pop são treinados para serem talentosos músicos e dançarinos, e para desenvolverem uma imagem forte e carismática. O BTS é um dos grupos mais famosos de K-pop.
Pansori
É a cristalização do ritmo e da música da fala coreana, alternando momentos de contenção e de liberação de todos os sons possíveis pela voz humana. Eram conhecidos 12 madang ou batang, dos quais 5 sobrevivem nos dias atuais. Designado como Legado Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO em 2003.
Hallyu
A Hallyu é o termo usado para descrever a rápida expansão dos elementos culturais sul-coreanos no mundo. O governo sul-coreano trata a indústria “K” como um bem valioso, que precisa ser protegido e disseminado.
Soft Power
O termo “soft power” ou “poder brando” é usado para descrever a influência que um país exerce através dos seus produtos culturais e estilo de vida. A cultura asiática esta pelo mundo todo. Mulheres de todas as idades (literalmente), amam as bandas de K – Pop e principalmente os dramas coreanos.
Terapia em forma de serie
Nem toda terapia necessita de idas a um consultório, fazer exercícios físicos, viagens para se desconectar ajudam muito na saúde mental. Porém, muitas pessoas encontraram nos dramas coreanos, uma forma de terapia para seus problemas. Mulheres relatam que conseguiram através dos dramas, encontrar uma forma de ajuda para superar principalmente o luto, e a depressão. Eu mesmo encontrei nos dramas uma forma de aliviar minha ansiedade.
Entre os temas, estão aqueles que usam os dramas para falar sobre depressão e outros problemas de saúde mental, como a ansiedade.
Os dramas coreanos, conquistaram fãs ao redor do mundo devido à sua capacidade de transmitir emoções genuínas, e explorar temas sociais e culturais de forma sensível e envolvente.
Há vários dramas na Netflix com temas sobre depressão, luto e doenças de saúde mental, vale a pena assistir, pois são muito bons.

Algumas dicas:
- It’s Okay to Not Be Okay;
- Uma Dose Diária de Sol;
- My ID is Gangnam Beauty,
- Rainha das Lágrimas.
Hoje em dia, tem uma infinidade de gêneros de dramas coreanos para se assistir, e comidas incríveis para se provar.
Fique por dentro para mais matérias sobre a Coreia do Sul, e sua cultura, que esta conquistando o mundo.
Jornalista:
Ana Paula Ubialli.
Deixe um comentário