
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio cerebral que pode se manifestar desde o nascimento ou logo após. Ele pode ser caracterizado por desatenção, hiperatividade ou impulsividade, ou uma combinação dos três.
O TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e pode estar associado a questões genéticas e a pequenas alterações na região frontal do cérebro. Ele pode persistir na vida adulta e impactar a qualidade de vida.
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o indivíduo pode apresentar dificuldade para se concentrar, ter foco e finalizar tarefas. Essa condição pode afetar o desempenho acadêmico e profissional dos pacientes
- TDAH hiperativo/impulsivo: neste caso, a pessoa sente a necessidade de se movimentar o tempo todo e costuma ficar inquieta. Ao estar sentada, a pessoa fica movimentando as pernas a todo segundo, sem controle de suas ações, ou, pelo menos, sem a consciência dessa ação. A impulsividade também é muito frequente, tanto que esse indivíduo tem uma forte tendência a se inquietar e interromper falas, por pura ansiedade
- TDAH misto/combinado: junção da desatenção com ahiperatividade e a impulsividade. Aqui, o paciente apresenta todos os sintomas dos dois tipos de TDAH anteriores ao mesmo tempo
TDAH em adultos
Acredita-se que em torno de 60% das crianças e adolescentes com TDAH entrarão na vida adulta com alguns dos sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade, porém em menor número. Os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente determinar o que é mais importante ou o que fazer primeiro dentre várias coisas que tiver para fazer. Estressa-se muito ao assumir diversos compromissos e não saber por qual começar.
Com medo de não conseguir dar conta de tudo acabam deixando trabalhos incompletos ou interrompem o que estão fazendo e começam outra atividade, esquecendo-se de voltar ao que começaram anteriormente. Sentem grande dificuldade para realizar suas tarefas sozinhos e precisam ser lembrados pelos outros, o que pode causar muitos problemas no trabalho, nos estudos ou nos relacionamentos com outras pessoas.
O tratamento do TDAH em adultos é feito por um psiquiatra ou neurologista e, normalmente, envolve o uso de remédios e psicoterapia.
Alguns dos sintomas mais comuns são:
- Desatenção;
- Falta de atenção aos detalhes;
- Dificuldade para começar ou concluir tarefas;
- Dificuldade para estabelecer prioridades;
- Dificuldade em se concentrar ou regular a atenção;
- Esquecimento;
- Má gestão de tempo;
- Desorganização;
- Dificuldade para realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo;
- Dificuldade para fazer planos;
- Impulsividade;
- Inquietação;
- Interromper os outros com frequência;
- Falar de forma excessiva;
- Desregulação emocional;
- Baixa tolerância à frustração;
- Repetição de erros frequente.
O TDAH é mais comum na infância ou adolescência, mas os sintomas podem persistir na vida adulta ou surgir em adultos que não tiveram TDAH na infância.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa entrevista com um profissional médico especializado.
Algumas curiosidades:
- Pessoas com TDAH podem ser mais criativas, dinâmicas e ter competência social e emocional.
- O TDAH pode ter origem neurobiológica e estar relacionado à hereditariedade.
- Pessoas com TDAH podem ter habilidades precoces em algumas áreas, principalmente se forem atividades que as motivem.
- Pessoas com TDAH podem se sentir atraídas por novas experiências e estímulos, o que pode levar a uma rápida mudança de interesses.
- Pessoas com TDAH podem ter dificuldade para realizar tarefas sozinhas e precisar ser lembradas pelos outros.
- Pessoas com TDAH podem se estressar muito ao assumir diversos compromissos e não saber por qual começar.
- Pessoas com TDAH podem ter dificuldade para manter o foco, seguir instruções, organizar tarefas e atividades.
- Pessoas com TDAH podem ter dificuldade para concentrar a atenção no trabalho e nas brincadeiras.
- Pessoas com TDAH geralmente experimentam mudanças de humor, que podem ser por pequenos aborrecimentos ou até mesmo eventos cotidianos sem muita importância
- Pessoas com TDAH podem ter dificuldade para finalizar suas atividades, sejam elas domésticas ou escolares.
Porque TDAH não pode comer doce?
Alimentos açucarados, como doces, refrigerantes e sucos adoçados, podem levar a picos de açúcar no sangue e subsequentes quedas, o que pode afetar a concentração e a energia. É recomendado limitar o consumo de açúcares refinados.
Estudos demonstram que a deficiência da vitamina D tem efeitos desfavoráveis no desenvolvimento da estrutura e funções cerebrais, há indicativo de ser responsável pelo desenvolvimento de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
Pessoas com TDAH podem apresentar algumas características positivas, como:
- Criatividade: Podem ser mais criativas e resolver problemas de forma interessante.
- Otimismo: Podem ser otimistas.
- Energia: Podem ser energéticas e se destacar em esportes e outras atividades.
- Curiosidade: Podem ser muito curiosas sobre as coisas que lhes interessam.
- Competência social e emocional: Podem ter competência social e emocional.
- Habilidades cognitivas: Podem ter ótimas habilidades cognitivas.
Um transtorno não é doença, as dificuldades não definem a pessoa e todas podem ser superadas com um enfrentamento positivo, amor, disciplina e determinação. Valorizar os talentos de cada um, reforçar a autoestima e contar com apoio profissional representam um suporte importante para os portadores de TDAH.
Jornalista:
Ana Paula Ubialli
Deixe um comentário