
Ik-Joong Kang lidera uma campanha global, criando o primeiro “Hangeul Wall” do mundo, que será revelado do dia 26 de setembro a 07 de novembro de 2024, no Korean Cultural Center New York. Medindo 26 x 72 pés (8 x 22 metros) e composto por 20.000 peças Hangeul, conecta a sabedoria e as experiências de cidadãos globais.
Hangeul Wall
O Muro de Hangeul se destaca como um símbolo da rica herança cultural de Hangeul e da liberdade universal de expressão, servindo como um testamento para nossas narrativas humanas compartilhadas. Tradicionalmente, os muros são vistos como barreiras que dividem e separam; no entanto, o Muro de Hangeul representa um tipo diferente de estrutura — um muro de paz e unidade. Ele transcende a noção convencional de separação para se tornar uma tela de conexão e harmonia.
Em maio passado, o autor criou um cantinho de participação chamado ‘Mostre sua opinião’ no site do Centro Cultural e recebeu durante dois meses mensagens de internautas de todo o mundo para encher o mural. Ele disse: ‘Por favor, deixe uma breve mensagem sobre o que você está pensando agora’.
O número acumulado de visitantes atingiu 8,2 milhões, dos quais mais de 7.000 pessoas de mais de 50 países se inscreveram. Entre elas, foram selecionadas 1.000 peças, escritas em azulejos que foram transportados de avião de Yongin, Gyeonggi-do para Nova York, e instalados na parede.
Kang Ik-jung disse: “Quero mostrar às pessoas ao redor do mundo através do Hangul que, embora sejamos de etnias diferentes e falemos línguas diferentes, no final, estamos conectados com um coração caloroso e apoio mútuo”.
O que é o Hangeul

A Coreia pertence ao grupo de países que compõem o Extremo Oriente, juntamente com o Japão e Mongólia, tendo recebido muita influência da China no decorrer da história. Quando a Coreia ainda não tinha o seu alfabeto estabelecido, utilizava-se de caracteres Chineses. Porém a língua coreana é diferente da chinesa, e não era apropriada usar os caracteres chineses como a escrita da língua coreana.
No início do século XV, o Rei Sejong, o Grande, tornou-se o quarto monarca da dinastia Joseon (a Dinastia Joseon, também conhecida como Choson, foi a última e mais longa dinastia da história da Coreia, governando a península coreana por mais de 500 anos, de 1392 a 1910) e percebeu que grande parte de seu povo sofria com a diferença entre a língua falada e a escrita.
Desse modo, o Rei Sejong inventou um novo alfabeto, que permitia expressar por escrito, de modo fácil, a língua falada coreana. O alfabeto Hangeul foi terminado em 1443, e publicado em 1446.
O alfabeto coreano moderno consiste em 40 caracteres (fonemas). No total: 19 fonemas para consoantes, e 21 fonemas para vogais.
Ik-Joong Kang
Nasceu em 1960, em Cheongju e criado em Seul – Coreia do Sul, é um artista visual coreano-americano, mais conhecido por seu trabalho usando telas medindo 3 por 3 polegadas. Kang tem sido uma figura distinta no mundo da arte desde que se mudou para Nova York em 1984.

Doações
Faça uma doação para ajudar o site viajar sem fronteiras..
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira a quantia que desejar.
Ubialli NEWS agradece de coração a sua contribuição.
Ubialli NEWS agradece de coração a sua contribuição.
Ubialli NEWS agradece de coração a sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente
Deixe um comentário