




São por meio da arte que a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos nós temos uma história, que pode ser individual ou conjunta. As representações artísticas nos mostram elementos que facilitam a compreensão da história da humanidade em cada período.
As pinturas rupestres são uma das primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico. Elas representavam cenas do cotidiano, sonhos, elementos da natureza e da caça.
Além da pintura, existem outros tipos de arte que são a escultura, a literatura, a dança, o cinema, a música e o teatro.
As obras de arte, Monalisa e A Última Ceia de Leonardo da Vinci, A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh, O Grito de Edvard Munch, A criação de Adão de Michelangelo, Guernica de Pablo Picasso, O Beijo de Gustav Klimt e As Meninas de Diego Velázquez. São artistas que fizeram pinturas que até hoje são visitas por incrivelmente milhares de pessoas.
A arte nos dias de hoje



A arte contemporânea surgiu na metade do século XX, a partir da arte moderna, e é o estilo que predomina nas academias e curadorias.
É o movimento artístico atual, que engloba diversas expressões criativas, como a pintura, a grafitagem, a videoarte, o minimalismo e a arte eletrônica.
Alguns artistas contemporâneos de destaque são:
- Andy Warhol
- Bansky
- Damien Hirst
- Jean-Michel Basquiat
- Anselm Kiefer
- Richard Serra
- Bill Viola
- Jeff Koons
- Marina Abramovic
- Gerhard Richter
- Takashi Murakami
- Lucian Freud
- Keith Haring
Minhwa a pintura Coreana



Minhwa é um reflexo do cotidiano, da cultura, e do estilo coreano. É o desejo de expressar as próprias emoções e de tornar os ambientes ao redor mais bonitos através da pintura. O termo foi cunhado por Yanagi Muneyoshi, filósofo e crítico de arte japonês, e significa “pintura popular”.
Existem algumas categorias que dividem o Minhwa. A mais famosa é a chamada Chaekgeori, que consiste na pintura de livros, como uma referência ao conhecimento e à sabedoria. Mas há outras, como, por exemplo: Morando (representação de peônias, que simbolizam a riqueza e a paz e são consideradas as “Rainhas das Flores”), Hwajodo (pintura de flores e pássaros, geralmente em duplas a fim de simbolizar o amor e a fertilidade) e Munjado (pintura de personagens que representavam os princípios da moral de Confúcio).
Tradicionalmente, a pintura era feita com Boon chae, uma tinta mineral, misturada em Agyo, uma gelatina incolor de couro de burro. Então, aplicavam essa mistura no Hanji, um papel feito a partir de fibras de amoreiras.
Artistas coreano



Algumas obras de arte de artistas coreanos famosas são:
- Kim Whanki
Um artista pioneiro da arte abstrata na Coreia, que misturou conceitos orientais com abstração. Seus trabalhos são conhecidos por suas linhas e espaços.
- Kang Myonghi
Suas criações se assemelhem a paisagens, mas nunca retratam uma única cena específica, e sim um amálgama de visões, memórias e sensações.
- Lee Kang-bin
Um barista sul-coreano que recriou obras icônicas em xícaras de café, como A Noite Estrelada de Vincent van Gogh e O Grito de Edvard Munch.
“A arte é uma forma de expressão e criatividade que pode ter um papel significativo na vida das pessoas. A importância da expressão artística na vida humana é que ela pode ser uma fonte de prazer, inspiração e bem-estar, e pode ter um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar em geral”.
Deixe um comentário